quarta-feira, 30 de setembro de 2009

O que terá acontecido a Baby Jane?

Esqueça a minha predileção por filmes antigos. Se você tem alguma implicância com filmes em preto-e-branco, vai mudar de idéia. É um filme obrigatório. Uma das maiores atuações já vistas em Hollywood, com elenco de impor respeito.
            Bette Davis em mais uma de suas megeras memoráveis. A vilã de todos os tempos, que inspirou música e fez maldades à beça, não passa em branco nesta película.
Joan Crawford completa o elenco. No passado, foi alvo de polêmicas e rumores sobre sua sexualidade, ou bissexualidade. Bem antes de Angelina Jolie na sua fase pré-Brad Pitt e sua versão 2.0, Megan Fox, mencionarem o assunto. Crawford teria sido a única mulher a convidar Marilyn Monroe para uma festinha particular. A platinada, por sinal, teria odiado a tal comemoração. Mas o que seria da fábrica cinematográfica sem polêmicas?
Mas histórico particular não faz nem vez de pano de fundo em “O que terá acontecido a Baby Jane?”. Nada tem a ver com o alter-ego de Christina Aguilera. Embora possa ser percebida alguma semelhança, com seu início no Mickey Mouse Club e a personagem em questão nas cenas iniciais. 
É um drama, com sutis pitadas de humor e grandes doses de insanidade. 
Joan Crawford é Blanche Hudson, a irmã “boazinha” e sofrida da história. Após um acidente, ela perde os movimentos das pernas e passa a depender de sua irmã. Bette Davis, por sua vez, é a estrela mirim Jane Hudson, ou Baby Jane. Nesta altura do filme, ela já não é mais criança, embora às vezes suas ações sejam dignas de uma menina mimada; devota convicta de seu falecido pai e da boneca que foi feita em sua imagem e semelhança.
A história começa com o show de Baby Jane. Já nas primeiras cenas, é possível perceber seu temperamento genioso. A irmã, Blanche, em segundo plano, a observa – com um certo olhar invejoso – e almeja ter tanto sucesso quanto a irmã pródiga.
Tudo toma um rumo diferente após o acidente de Blanche. Acidente esse que teria sido causado por uma bêbada Jane no volante.
 A frustração de Jane por ter perdido a fama que havia conquistado na infância é evidente, assim como sua aparência que já não é mais a mesma. Uma mulher perturbada por ter acidentado a irmã, desesperada por atenção e desapontada por sua realidade anônima.
Blanche assina os cheques, ainda é reconhecida por seus filmes que são constantemente reprisados pela televisão. Dependente de Jane apenas por motivos físicos; personalidade equilibrada e amável.
Assim como todo thriller que se preze, a casa tem uma enorme escada. Em horários regulamentados, as refeições de Blanche chegam nas mãos de Jane, que é acionada através de uma campainha. A irmã má elege a hora da refeição como ideal para praticar suas maldades mais repugnantes. Vez ou outra o almoço da pobre Blanche é um rato morto ou seu passarinho de estimação.
Jane quando dá uma pausa nas maldades, anuncia no jornal sua intenção em reviver sua fama de outrora. Encontra um parceiro para tal, um aspirante a compositor, órfão de pai e visivelmente bobalhão. O apego de sua companheira de ensaios, torna Edwin o remédio para a exorbitante carência afetiva. Aí então, seus distúrbios ficam ainda mais evidentes. A infância perdida tem controle sob seus atos na idade adulta; uma versão feminina, exagerada e psicótica de Peter Pan.
Atuações magistrais das Divas Hollywoodianas. Uma verdadeira cartilha para atrizes e um deleite para meros espectadores. Vilã e ‘mocinha’ interpretadas sem clichês, com final surpreendente. Robert Aldrich que me perdoe, mas este foi sem dúvida, o mais fácil de seus trabalhos. Afinal, Crawford e Davis poupam qualquer direção.
Para descobrir o que terá acontecido a Baby Jane, só assistindo ao filme de 1962, que está na minha lista dos melhores já produzidos. E um dos poucos em que não torci pela vilã. 




Título original: What Ever Happened to Baby Jane? (1962) Warner Bros.
Joan Crawford, Bette Davis. Diretor: Robert Aldrich

Um comentário:

os intocáveis disse...

Eu assisti esse filme com oito anos de idade no cine belas artes no sbt, eu tenho vinte anos e nunca mais esqueci!
Hj eu decidi pesquisar sbre o filme e afinal de contas, o que terá acontecido a babi jane? assistirei de novo!