segunda-feira, 14 de setembro de 2009

O VMA das trevas




Contei as horas, minutos e segundos. Já tinha até sonhado na noite anterior com o evento. Todos estávamos esperando por aquele que seria um VMA para entrar na história.
Madonna caminha em direção ao microfone, de forma elegante Sua Majestade falou sobre Michael Jackson e todos seus pontos em comum com o Rei. A diferença básica entre eles é que Madonna aprendeu com o show bizz, nunca foi de se deixar abater. MJ era uma eterna criança, que procurou a infância perdida por toda a vida.
O show então estava de fato começando. Uma bonita homenagem que iniciou com as famosas coreografias de "Thriller", "Bad", "Smooth Criminal" com direito à réplicas dos figurinos que Michael eternizou. Janet Jackson, na sua tão aguardada performance de tributo ao irmão, se emocionou ao final de "Scream". Não que tenhamos nos emocionado com o desempenho de Janet, mas sentimos tanto a falta de Michael que choramos por qualquer lembrança de sua genialidade.
Russel Brand, o apresentador é introduzido por uma - pasmem - não tão ruim...de fato até boa, interpretação de Katy Perry de "We will rock you". Assim que deu as boas vindas ao público e aos telespectadores, Russel dedicou a edição 2009 do Video Music Awards à memória de Michael Jackson. Este era para ser o VMA do amor. Tá bom.

Aí sim, começou um VMA pra ser esquecido.
No primeiro prêmio de melhor vídeo feminino, Taylor Swift faturou com "You Belong With Me". Como de costume, subiu ao palco e estava preparada para agradecer... então, o maior babaca da história da música, Kanye West, aprontou uma das suas. Numa atitude grotesca, rude e sem nenhum limite, subiu ao palco onde Taylor agradecia seu prêmio, arrancou o microfone de suas mãos e resolveu protestar. West diz que Beyoncè deveria ser a premiada por "Single Ladies" que ele caracterizou como um dos maiores vídeos da história. "Toxic" seria o quê então!?   


Taylor Swift teria chorado nos bastidores ao lado de sua mãe minutos antes de sua apresentação, que foi a melhor da edição deste ano. Rumores dizem que Pink teria ficado tão irritada, que foi contida por seguranças, que a impediram de chegar nos finalmente com Kanye. O barraqueiro e sua horrorosa namorada foram gentilmente convidados a deixar a festa. Todas as vezes em que Kanye foi mencionado, a platéia se manifestou com vaias que devem ter ecoado por toda Nova York.
Depois disso, já tínhamos uma certeza: nada poderia ser pior, mas isto não significa que tenha sido bom. 
Kings of Leon, Paramore e Fall Out Boy eram os favoritos e perderam para o Green Day. Britney saiu na frente no placar contra Beyoncè e Lady GaGa. Levou o melhor vídeo pop, com merecimento, afinal "Womanizer" foi um grande hit de retorno e ainda o clipe foi muito bem dirigido por Joseph Kahn. Podemos dizer que foi a vingança por Toxic que no passado foi injustiçado. 


Na turma do Hip Hop Eminem levou o da categoria. Numa versão bem mais magra e calma do que outrora. T.I. levou o melhor vídeo masculino. Ta aí, uma que nos surpreendeu.
No voto popular Lady GaGa foi eleita a revelação do ano. Mas, daqui a pouco falaremos dela.
Por fim, Beyoncè ganhou o seu astronauta por "Single Ladies" em vídeo do ano e protagonizou o único momento que vale a pena rever. Numa atitude belíssima, ao receber seu moonman, Bey convidou Taylor Swift a subir no palco e ter seu momento de glória - que foi brutalmente retardado por West no início da premiação.



Tivemos uma boa performance de Pink com direito a acrobacias. O Green Day acabou com qualquer organização e chamou a galera pro palco durante sua performance.
Lady GaGa e "Paparazzi" naquela que seria uma apresentação pra ficar na história...e ficou, na história das piores. Um grande "freakshow", a começar por seus figurinos durante a festa. Eu estava pilhada por este momento que sem dúvidas, foi a maior decepção do VMA. Não é assim que se choca o mundo, nem se garante longevidade na indústria pop. GaGa é de fato uma combinação exagerada de todos os bons marketeiros da música. Todo este teatro dos horrores, com sangue cenográfico que mais parecia a menstruação da colega não conquistou o público, que ao final aplaudiu, mas claramente não ficou empolgado ou extasiado. Foi assim que nos sentimos. Infelizmente, o prazo de validade está vencendo. Não há coerência entre a artista que conhecemos meses atrás com esta enfaixada que estava no VMA. Se reinventar não é algo corriqueiro, requere coerência.






Beyoncè fez a sua apresentação de "Single Ladies" com a coreografia que embalou o mundo. Atendeu às expectativas, foi uma boa apresentação.





Vimos o trailer extendido de "Lua Nova". Fiquei louca com a entrada de Robert Pattinson e Taylor Lautner. A garota do filme também estava lá, com a má vontade e arrogância de sempre. Ah, a falta de senso fashion também persiste. Voltando ao filme, a ansiedade só aumenta...e ainda falta muito pra novembro.


Bem, o que não foi citado não valeu a pena. E o que foi citado também. 
O trailer do documentário de "This is it" foi exibido ao final. E a tristeza por ter perdido MJ nos invadiu mais uma vez. 


Um VMA morno, com apresentador que não conseguiu repetir a fórmula do ano anteior. Performances meia-boca e baixaria logo no início.
Este VMA esteve longe de ser 'o do amor'. Este foi o VMA das trevas. Esqueça tudo que viu e ouviu. VMAs melhores hão de vir. 

Lista completa dos vencedores
 

Vídeo do ano
Beyoncé – “Single Ladies (Put a Ring on It)”

Artista revelação
Lady Gaga – “Poker Face”

Melhor vídeo de cantor
T.I. (featuring Rihanna) – “Live Your Life”

Melhor vídeo de cantora
Taylor Swift – “You Belong With Me”

Melhor vídeo de hip hop
Eminem – “We Made You”

Melhor vídeo pop
Britney Spears – “Womanizer”

Melhor vídeo de rock
Green Day – “21 Guns”

Vídeo mais inovador
Matt and Kim – “Lessons Learned”
Melhor vídeo
Beastie Boys – “Sabotage”

Melhor coreografia
Beyoncé – “Single Ladies (Put a Ring on It)”

Melhor direção
Green Day – “21 Guns”

Melhor edição
Beyoncé – “Single Ladies (Put a Ring on It)”

Melhor efeito especial
Lady Gaga – “Paparazzi”

Melhor fotografia
Green Day – “21 Guns”

Melhor direção de arte
Lady Gaga – “Paparazzi”

4 comentários:

Anônimo disse...

Eu gostei da parte da Madonna falando do Michael. Kanye West ridículo. Lady GaGa foi no mínimo estranho, mas gosto da música. Apresentação de Beyonce achei legal, mais legal ainda ter chamado a Taylor para agradecer depois. Mas definitivamente não foi o VMA do amor hahaha

Nathani disse...

não assisti inteiro, mas fiquei com muita dó da Taylor Swift, acho que ela merecia o prêmio.
Passa no meu blog e pega um selinho para você, adoro seu blog viu! beijos

Pih disse...

Ah, Mr. West, sempre tumultuando - mas premiação sem barraco do Yeezy, não é normal. Lady Gaga cada vez mais estranha... MEDO!

cah disse...

Eu nunca gostei da Bey, mas ela deve ser uma boa pessoa. A atitude dela com a Tay foi legal :)

Achei os vencedores dignos. Eu preferia que Paramore tivesse levado no lugar do Green Day, mas eu amo as duas.

Só uma opinião: O QUE O POVO VÊ DE DEMAIS NO CLIPE DA BEY? Sério, três mulheres de maiô dançando, com cabelo de Amy W.? Criativo, uh-hu. Se quer ver isso, olha pro carnaval ¬¬